A célula normal é capaz de dar conta das demandas fisiológicas normais, a chamada homeostase normal. Estresses fisiológicos pouco mais excessivos ou alguns estímulos patológicos podem acarretar uma série de adaptações celulares fisiológicas e morfológicas, durante as quais estados constantes novos, porém alterados, são alcançados preservando a viabilidade da célula e modulando sua função a esses estímulos. Se os limites da resposta adaptativa a um estímulo forem ultrapassados ou em certos casos quando a adaptação é impossível, sobrevém uma sequência de eventos, chamada genericamente de lesão celular. Esta lesão celular pode ser reversível ou irreversível. CAUSAS DA LESÃO CELULAR Privação de oxigênio (hipóxia ou anóxia): asfixia, altitudes extremas; Agentes físicos: queimaduras, radiação solar, trauma mecânico, choque elétrico; Agentes químicos : álcool, medicamentos, poluentes ambientais, drogas ilícitas, veneno; Agentes infecci...
Resumos elaborados com o intuito de transmitir conhecimentos voltados à área da saúde. Seja bem-vindo, minha pessoa querida!