Pular para o conteúdo principal

Lesões celulares reversíveis e irreversíveis.

As lesões celulares acontecem quando as células foram expostas a um estresse tão severo que perdem a  capacidade de se adaptar. Essa lesão pode progredir para um estágio reversível ou acabar em morte celular.

Causas da lesão celular:
  • Privação do oxigênio.
  • Isquemia- obstrução arterial.
  • Agentes físicos- trauma mecânico, queimaduras, radiação solar, choque elétrico.   
  • Agentes químicos- álcool, medicamentos, poluentes ambientais, venenos, drogas ilícitas.
  • Agentes infecciosos- vírus, bactérias e fungos.
  • Reações imunológicas- doenças auto-imunes, reação anafilática.
  • Defeitos genéticos- defeito falciforme.
  • Alterações nutricionais- obesidade,mal-nutrição. 

Lesão celular reversível:
  • É aquela compatível com a homeostasia.
Ocorre dano, porém é reversível quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa.A célula retorna à sua capacidade de manutenção dos seus mecanismos homeostáticos. 
Os dois principais tipos de lesão celular reversíves são o edema e a esteatose.
EDEMA: Aumento do fluxo intersticial, provocando inchaço. É constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, cuja exata composição varia com a causa do edema. O equilíbrio do fluido intersticial é determinado pelo equilíbrio das homeostase de fluidos. O edema ocorre devido a cinco causas: pressão hidrostática elevada, pressão oncótica reduzida, obstrução linfática, retenção de sódio ou inflamação; 



ESTEATOSE: Também chamado de degeneração gordurosa é o acúmulo de lipídeos no citoplasma de células parenquimatosas, hepatócitos e fibras do miocárdio. Normalmente não são evidenciados histologicamente lipídeos mas, nos casos de esteatose os lipídeos formam vacúolos nas células. A maioria dos casos de estatose se dá no fígado, por este órgão ser diretamente relacionado ao metabolismo lipídico.



Lesão celular irreversível: 
  • É aquela incompatível com a homeostasia.
Ocorre perda irreversível das atividades integradas das células com consequente incapacidade de manutenção dos seus mecanismos homeostáticos, culminando a com a morte da célula.
Existem diversos fatores que influenciam no destino da célula exposta a condições anormais: 
I - Fatores ligados ao agente agressor: tipo de agressor, intensidade da agressão e duração da agressão; 
II - Fatores ligados à célula agredida: tipo de célula agredida,estado fisiológico da célula; 
Há duas formas de morte celular: necrose e apoptose.



  • NECROSE: conjunto de alterações morfológicas que se seguem à morte celular em um organismo vivo. É sempre patológica. A figura abaixo mostra um exemplo de necrose. 




  • APOPTOSE: Chamada também de morte celular programada em virtude do seu mecanismo envolver a degradação do DNA das proteínas celulares segundo um programa celular específico. Nesta forma de morte celular há vazamento de proteínas através da membrana celular, ocorrendo fagocitose da célula apoptótica sem inflamação local. A apoptose pode ser fisiológica ou patológica. 





Referências 

PORTH,C.M.;KUNERT, M.P. Fisiopatologia. 6ª edição. Rio de Janeiro-RJ. Guanabara koogan,2004.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas celulares ao estresse e aos estímulos nocivos( adaptações celulares e lesão celular)

     A célula normal é capaz de dar conta das demandas fisiológicas mantendo um estado de homeostasia, que é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. As adaptações são respostas estruturais e funcionais reversíveis, a estresse fisiológico mais excessivo e a alguns estímulos patológicos, durante os quais estados constantes novos são alcançados, permitindo que a célula sobreviva e continue a funcionar. A resposta adaptativa pode consistir de um aumento no tamanho das células (hipertrofia) e da atividade funcional, um aumento no número de células (hiperplasia) , uma diminuição do tamanho e da atividade metabólica das células (atrofia) ou mudança no fenótipo das células ( metaplasia ). Quando o estresse é eliminado a célula pode voltar ao seu estado original, sem ter sofrido qualquer consequência danosa. Se os limites da resposta adaptativa forem ultrapassados ou se as células forem e

As terapias usando o calor (termoterapia) e usando o frio (crioterapia).

         Calor e frio são aplicadas em uma parte específica do corpo do paciente ou em todo ele para causar uma mudança sistêmica ou local na temperatura corporal, com vários objetivos terapêuticos. As reações fisiológicas ao calor e ao frio são modificadas pelo método e pela duração da aplicação, pelo grau de calor e frio aplicados, pela idade e pela condição física do paciente e pela quantidade de superfície corporal coberta pela aplicação (TAYLOR, 2007).         As aplicações externas de calor e frio têm por objetivo ajudar as funções naturais do corpo e se constituem como um dos tratamentos mais antigos e os pacientes são receptivos ao tratamento, por ser eficaz e proporciona alivio imediato (ARAGÃO, 2015).       O calor local dilata os vasos sanguíneos periféricos promovendo aumento do metabolismo tissular, reduzindo por sua vez, a viscosidade do sangue e aumenta a permeabilidade capilar, além disso, reduz a tensão muscular ajudando no alívio dor. A vasodilatação também favor

Por que o álcool 70% "mata" as bactérias?

O álcool 70% possui propriedades microbicidas reconhecidamente eficazes para eliminar os microrganismos mais frequentemente envolvidos em infecções, sendo importante na realização de ações simples de prevenção como: antissepsia das mãos, a desinfecção do ambiente e de artigos médico-hospitalares ( na desinfecção de superfícies de mobiliários e equipamentos, termômetros, diafragmas e olivas de estetoscópios, bandejas de medicação, ampolas e frascos de medicamentos, fibra óptica de endoscópios) . Além disto, é de baixo custo, possui fácil manuseio e toxicidade reduzida. - Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície. (ANVISA). Recomenda-se a utilização de álcool em gel, já que o líquido apresenta risco de queimaduras. O álcool etílico e o isopropílico possuem atividade contra bactérias na forma vegetativa, vírus envelopados (p.ex.: vírus causadores da in